Parceria une Ministério da Agricultura, UFSJ e Fundep

Publicada em 01/12/2021

A partir de uma demanda científica do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa), a Fundação de Apoio à Pesquisa e Desenvolvimento (Fundep) solicitou a identificação de pesquisadores da UFSJ com o perfil técnico para atuar na área de Sensoriamento Remoto, Geociências, Ciências Agrárias, Engenharia Florestal, Ciências Sociais e Ambientais e Ciência da Computação. Começava assim uma parceria que permitirá o monitoramento de áreas com seguro agrícola no país, projeto com recursos destinados pelo Mapa, na ordem de R$ 2 milhões. No último dia 17, a parceria foi aprovada pelo Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conep).

A iniciativa será coordenada pelo professor Fernando Teixeira, do Departamento de Tecnologia em Automação, Telemática, Computação, Engenharia Civil, Estruturas e Humanas, e contará com uma equipe com mais oito professores da UFSJ: André Hirsch e Daniel Calbino do DCIAG/CSL, Gabriel Pereira e Ivair Gomes do DEGEO/CTAN, Glauciana Ataíde, Gustavo Marcatti e Renato Castro do DEFLO/CSL, e Marconi Pereira do DTECH/CAP.

Segundo Fernando, por meio dessa parceria espera-se aplicar o conhecimento científico da equipe da UFSJ a problemas práticos sobre conformidades socioambientais e informações de monitoramento de áreas de seguro agrícola no Brasil, ligadas ao Ministério. O seguro agrícola é um tipo de serviço que protege o produtor rural de perdas decorrentes de fenômenos climáticos e adversos que afetam as lavouras.

“O projeto prevê uma troca de saberes e experiências entre a equipe multidisciplinar da UFSJ, resultando em soluções inovadoras para o Mapa, além de propiciar a complementação da formação dos estudantes da UFSJ como profissionais altamente qualificados e atualização dos professores da UFSJ envolvidos no projeto através da interação dialógica com o Ministério e interação multicampi e multidepartamental”, afirma Teixeira.

O projeto tem duração prevista de um ano. Os trabalhos de pesquisa começarão oficialmente assim que o contrato entre a UFSJ e a Fundep for assinado, o que deve acontecer até 8 de dezembro. Entretanto, segundo o coordenador, muito trabalho já vem sendo realizado para garantir a oficialização da parceria tanto do ponto de vista técnico como administrativo. “Diversas reuniões internas já foram realizadas entre os professores envolvidos no projeto, o Mapa, a Fundep e diversos setores administrativos ligados à Prope, Pplan, Proen e Proad”, enumera.

Interdisciplinar

Por envolver desafios em diferentes campos do saber, o projeto será interdisciplinar e multicampi, contando com pesquisadores de quatro departamentos diferentes da UFSJ, que são o Departamento de Tecnologia em Automação, Telemática, Computação, Engenharia Civil, Estruturas e Humanas (DTECH), Departamento de Ciências Agrárias (DCIAG), Departamento de Geociências (Degeo) e Departamento de Engenharia Florestal (Deflo) .

O professor Fernando explica que trata-se de um projeto de grande relevância para UFSJ. “Não só pelo grande volume de recursos financeiros obtidos a partir do Mapa, da ordem de 2 milhões de reais, mas também pelo caráter interdisciplinar e multicampi - nove pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e departamentos, além da previsão do envolvimento de uma equipe que contará com alunos de graduação, mestres , doutores e serviços de terceiros.”

Os recursos serão aplicados em materiais de consumo (incluindo peças para upgrade de computadores da UFSJ) e bolsas para alunos de graduação e mestrado e para pesquisadores mestres e doutores que serão contratados para compor a equipe. Além destas, estão previstas bolsas para professores da UFSJ que farão a liderança das frentes de pesquisa, pagamento de diárias e passagens para receber a equipe do Mapa na UFSJ e também para o translado da equipe de projeto entre campi e para visitas de trabalho ao Ministério, bem como publicação de artigos em congressos e periódicos nacionais e internacionais.

Da verba obtida, R$ 318 mil da verba obtida ficará para a UFSJ, detalha Fernando, sendo 212 mil para os departamentos envolvidos no projeto e R$106 mil para os fundos de pesquisa e extensão - que são para toda a UFSJ.

De acordo com o coordenador, além dos nove professores, a equipe contará com um pesquisador com doutorado, três pesquisadores com mestrado, três pesquisadores com graduação completa e cinco alunos de iniciação científica. Foram previstos, também, recursos para contratação de consultorias e serviços de terceiros.

Para apreciação e aprovação da parceria diversos setores e departamentos da UFSJ foram envolvidos. Entre eles, podemos citar os departamentos DTECH, Deflo, DCIAG e Degeo, as pró-reitorias Prope, Pplan, Proen e Proad, através de diversos setores tais como o Secap, DPLAG, Secol, Dimap e conselhos Conep e Congregação da Proen, além da própria Vice-Reitora Rosy, que acompanhou e apoiou todo o processo.

Engajamento e apoio

Para o professor Fernando, há que se destacar o apoio e contribuição do professor Múcio Gonçalves (Dceco), durante as discussões preliminares de planejamento, dos professores relatores Rone Ilídio (relator no DETCH), Patrícia de Souza (relatora na Congregação/Proen) e Sérgio de Oliveira (relator no Conep), além de diversos servidores que se engajaram, como a vice-reitora Rosy Ribeiro, os Pró-Reitores Renato Vieira, André Baldoni, Elisa Tuler e Fernanda Resende, a equipe da Fundep, liderada pela Taís Prado e das servidoras (es) da UFSJ Glêdes de Castro, Vera Lopes, Cláudio de Souza (Tetejo), Francyne Nascimento, Quelma Araújo, Fábio Bruno, “e muitos outros profissionais da UFSJ que atuaram ativamente ou deram apoios pontuais, mas decisivos, para viabilizar o trâmite do processo de forma célere mas seguindo todo o rigor da lei e das normas internas de forma a viabilizar a concretização dessa importante parceria”, ressalta.