Trem Ki Voa Micro vence a SAE Brasil AeroDesign 2021 e garante vaga para competição mundial

Publicada em 30/11/2021

O projeto Trem Ki Voa Micro da UFSJ alcançou a vitória em mais uma edição da disputa nacional de Engenharia Aeronáutica, a XXIII Competição SAE Brasil AeroDesign 2021. A equipe conquistou a 1º colocação na categoria Micro, garantindo, assim, a vaga para a competição mundial, que acontece de 08 a 10 de abril de 2022, na Califórnia, Estados Unidos.

O evento realizado pela Associação de Engenheiros da Mobilidade (SAE), aconteceu, pelo segundo ano consecutivo, em formato virtual. Trata-se de um desafio anual, dividido em três categorias (Micro, Regular e Advanced), no qual as equipes devem desenvolver e construir um veículo aéreo não tripulado (VANT), radiocontrolado.

O graduando em Engenharia Mecânica e um dos atuais capitães do projeto, Lucas Nascimento, detalha um pouco sobre a proposta deste ano. “O desafio proposto para 2021 foi a idealização de uma aeronave cargueira rádio controlada com propulsão elétrica, capaz de extrair parte de sua carga em voo com o auxílio de um paraquedas”, explica o estudante. A apresentação completa está disponível no canal do YouTube da Comissão Técnica do AeroDesign.

A equipe conta, atualmente, com 37 membros, que fazem parte dos cursos de Engenharia Mecânica, Elétrica e Produção, Ciências Econômicas e Ciências da Computação.

Competição mundial

O projeto Trem Ki Voa Micro participa do evento desde 2010. Em 2014, a equipe alcançou a sua primeira vitória e, com isso, foi classificada para a competição mundial SAE AeroDesign East, que ocorreu em 2015, em Lakeland, na Flórida. Depois de alcançar o título de vice-campeão mundial, o TKV Micro se tornou o primeiro projeto da UFSJ a receber prêmios nacionais e internacionais.

Lucas comenta a expectativa da equipe para essa nova experiência mundial. “A equipe está bastante ansiosa com a oportunidade de representar novamente a UFSJ e o Brasil na competição mundial SAE Aero Design. Todos os membros estão focados em continuar crescendo e se desenvolvendo com o projeto, comprometidos em trazer soluções inovadoras para criar uma aeronave competitiva e chegar ao pódio no mundial”, declara o integrante do time.

Para conhecer um pouco mais sobre o projeto, acesse as redes sociais:

Facebook: https://web.facebook.com/TremKiVoaMicroSaeAerodesign
Instagram: https://www.instagram.com/tremkivoamicro/
LinkedIn: https://www.linkedin.com/company/trem-ki-voa-micro
Youtube: https://www.youtube.com/user/TremKiVoaMicro