Vamos falar sobre (boas) lembranças e futuro?

Publicada em 30/11/2021

Oi, tudo bem?

Estamos passando aqui para lembrar que novembro está terminando, e com ele a campanha Novembro Azul. E é sobre lembrança, mesmo, que a gente quer falar, especialmente com homens adultos.

Porque são as lembranças que movem nosso presente e nossos planos futuros. A lembrança do momento com a família, com os amigos. Aquele momento de brincadeira com os filhos, sobrinhos, cachorro, o gato subindo nas pernas e ronronando.

Aí você se pergunta: mas o que isso tem a ver com novembro?

Tem a ver que este é o mês dedicado à campanha Novembro Azul, de combate ao câncer de próstata. Este é o segundo câncer que mais mata homens. Segundo! Vice-campeão das mortes em homens. No Brasil, mata uma pessoa a cada pouco mais de meia hora. Mais de 15 mil vidas foram perdidas em 2019 no país por essa doença.

Se você, homem adulto, não se preocupa tanto com você mesmo, então talvez precise olhar à sua volta. Olhar para os filhos e filhas, companheira ou companheiro, sobrinho, mãe, pai, tio, amigos. Vai mesmo deixar de lado os cuidados com sua saúde, sabendo que a sua saúde reflete na vida de todas essas pessoas?

E é simples: se você é homem e tem mais de 45, procure um médico urologista. Ele é o profissional que vai dizer o que você precisa fazer e o que não precisa fazer. Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas, por isso é importante não esperar para procurar auxílio.

Dados do INCA e Ministério da Saúde