Observatório Urbano de São João del-Rei lança livro sobre a problemáticas urbanas<br />

Publicada em 29/11/2021

O Observatório Urbano de São João del-Rei lança o livro Realidade Urbana Brasileira: problemas, desafios e possibilidades para a efetivação do Direito à Cidade, resultado das discussões realizadas durante o Curso de Realidade Urbana Brasileira e São Joanense (CRUBS). O curso aconteceu entre setembro e novembro de 2020 e foi condensado em sete webinários, tendo sido ofertado principalmente ao público da comunidade externa da Universidade, mas também contando com a participação da comunidade da UFSJ.

O livro reúne textos de autores que participaram do CRUBS como debatedores dos webinários, incluindo capítulos sobre os temas de direito à cidade, movimentos sociais, educação popular, gênero e cidade, racialidade e cidade e cidade neoliberal. Ele é organizado pelas professoras Daniela Abritta Cota (Dauap), Liziane Peres Mangili (Dauap), Marcia Saeko Hirata (Dauap), Maria Clara Santos (Decis) e Tatiane Marina Pinto de Godoy (Degeo), coordenadoras do Observatório.

Segundo Tatiane Godoy, a expectativa com a publicação do livro é divulgar e ampliar os debates que foram realizados no curso, que trouxeram temáticas relevantes para se entender a problemática urbana em São João del-Rei e no Brasil. “As nossas cidades têm características muito próprias de desigualdades, e o curso busca trazer elementos e fundamentos para entender como elas se constituem e quais são as possibilidades de transformação dessa realidade urbana, principalmente a partir da urbanizações coletivas e da participação popular”, informa a professora.

O Observatório Urbano de São João del-Rei começou como um projeto aprovado por meio de um edital de processos indissociáveis entre ensino, pesquisa e extensão da UFSJ em 2019. Hoje, ele tem o título de núcleo multidisciplinar nesta área, aprovado noConselho Universitário (CONSU) em março de 2021 e considerado um núcleo permanente na estrutura da reitoria da Universidade. Assim, continua desenvolvendo as atividades que foram propostas em seu surgimento, incluindo a realização do CRUBS e a publicação da obra baseada nele.

O livro é apenas um dos resultados das iniciativas do Observatório desde que suas atividades tiveram início. Ao longo dos dois últimos anos, foram realizadas uma série de atividades que valem ser destacadas, incluindo o oferecimento de disciplinas de graduação e pós graduação e o lançamento de um acervo virtual na sua versão beta, que reúne trabalhos acadêmicos sobre a cidade de São João del-Rei e traz para a comunidade vários debates já sistematizados.

O Realidade Urbana Brasileira está disponível para download gratuito pelo site do Observatório, em formato de pdf. Também é possível adquiri-lo através do link.