#GenomicDay: UFSJ na popularização do sequenciamento de DNA

Publicada em 26/11/2021 - Fonte: ASCOM

Entre os dias 3 e 6 de novembro, pesquisadores de diferentes regiões do Brasil participaram de treinamento de novas técnicas de sequenciamento de DNA, promovido pelo consórcio de divulgação científica GenomicDay, em parceria com a Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e a Embrapa Gado de Corte (MS). As representantes da região Sudeste foram as professoras Daniela Fabrino e Isabel Braga, do Dqbio-UFSJ.

O treinamento foi realizado no laboratório de imunologia animal da Embrapa, em Campo Grande (MS), com o objetivo de popularizar o uso da genômica entre professores e alunos do Ensino Médio, multiplicando e aprimorando os conhecimentos nesta área. Foram apresentadas novas tecnologias de sequenciamento de DNA e RNA, como a técnica de sequenciamento por Nanoporos, que, ainda que pouco utilizada no Brasil, é a mais moderna em termos de pesquisa nessa área, pois permite o alcance de resultados em um curto espaço de tempo.

A tecnologia empregada veio de Oxford, por uma das empresa da universidade, a Oxford Nanopore Technologies, que promoveu, durante o treinamento no laboratório, a instalação do sistema por eles desenvolvidos, o MinION. Trata-se de um sequenciador portátil, do tamanho de um grampeador, e que pesa cerca de 100 gramas - o equipamento é revolucionário para a extração de DNA e RNA, podendo ser levado a campo. A empresa apoiou a iniciativa do Genomic Day, oferecendo os equipamentos aos pesquisadores que participaram do treinamento.

A missão agora é espalhar os frutos dessa iniciativa: cada representante irá propagar o treinamento em suas regiões com foco em professores e alunos do Ensino Médio, para tornar o mais popular e acessível o trabalho com genômica nas escolas.