Pesquisador da UFSJ firma parceria com universidade espanhola

Publicada em 05/04/2024

O professor do Departamento de Engenharia Mecânica e de Produção da UFSJ (DEMEP), Túlio Hallak Panzera, foi recentemente incorporado ao Laboratório da Divisão de Ciência e Engenharia de Materiais (LADICIM) da Universidade da Cantábria, na Espanha, para liderar projeto focado no desenvolvimento de materiais de base biológica.

A parceria com o LADICIM se deu por meio da Fundação Carolina, que viabilizou a internacionalização da UFSJ por meio de seu programa de bolsas de colaboração em pesquisa. A estadia do professor no Laboratório tem duração de três meses.

A trajetória internacional do professor Túlio Panzera conta com dois pós-doutorados em Engenharia Aeroespacial na Universidade de Bristol (Reino Unido), aliados ao desenvolvimento de patentes e ao compromisso com a sustentabilidade.

Projeto
Painéis sanduíche multifuncionais totalmente biobaseados, o projeto de investigação liderado por Túlio Panzera no LADICIM, é centrado no desenvolvimento de materiais sanduíche compósitos com núcleos ondulados em forma de ovo feitos de fibras naturais e biopolímeros. “Está em sintonia com as diretrizes europeias (ESG) de desenvolvimento e inovações ecológicas”, destaca o professor.

O principal objetivo, então, é criar materiais leves que ofereçam elevada rigidez, resistência e excelentes propriedades de isolamento térmico e acústico. Tais estruturas multifuncionais têm aplicações potenciais em setores como o automobilístico, construções e aeroespacial. A abordagem do pesquisador brasileiro foca no desenvolvimento de materiais sustentáveis, o que se alinha à crescente necessidade de soluções ecologicamente corretas na indústria atual.

Parceria
Para o professor, as parcerias internacionais firmadas entre o LADICIM e o Centro de Inovação e Tecnologia em Compósitos (CITeC) da UFSJ foram de suma importância para o crescimento da produção científica dos docentes e abertura de novas linhas de pesquisa. “Essas cooperações internacionais contribuem diretamente para o crescimento da pós-graduação, por meio da realização de ensaios especiais de caracterização de materiais, além do intercâmbio de pesquisadores brasileiros de mestrado, doutorado e pós-doutorado.”

O CITeC, inclusive, já vem desenvolvendo diversos materiais de caráter sustentável e estruturais para diversas aplicações de Engenharia e áreas afins. Essas pesquisas, lembra Túlio, realizadas em nível de pós-graduação, já renderam algumas patentes, que necessitam agora ser difundidas e colocadas em prática”, explica.

Como parceria é ação conjunta, Túlio faz questão de agradecer aos professores Carlos Thomas e Ana Cimentada, do LADICIM, pela receptividade e suporte técnico durante seu período de estágio pós-doutoral na Cantábria. “Agradeço também à UFSJ e à Fundação Carolina pelo apoio financeiro concedido na realização desse projeto de pesquisa”, ressalta.

Texto e edição de imagem: Gabriella Canuto
Estagiária ASREC