Atlética Brutus representa Minas nos Jogos Universitários Brasileiros

Publicada em 02/04/2024

Eles chegaram! Começou ontem, 1º de abril, a edição 2024 dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs), nas modalidades Futebol, Futebol 7, Rugby 7 e X2. O time masculino de futebol de campo da Atlética Brutus da UFSJ está em Recife (PE), representando Minas Gerais na competição organizada pela Confederação Brasileira do Desporto Universitária (CBDU).

Os Jogos Universitários Brasileiros acontecem desde 1935 e têm por finalidade incrementar a participação em atividades esportivas em todas as instituições de ensino superior públicas e privadas do território nacional, promovendo assim ampla mobilização da juventude universitária brasileira em torno do esporte. É também uma forma de seleção para o campeonato mundial, pois os campeões dos JUBs se classificam para os Jogos Universitários Mundiais (UNIVERSÍADE).

A convocação do time da UFSJ se deu pelo título conquistado no Intercampi de 2023, competição interna organizada entre os campi da UFSJ, que comprovou o ótimo desempenho da Atlética. Para o presidente da Brutus, Gabriel Grandi, “nossas expectativas para o JUBs são as melhores possíveis: temos um time de qualidade que já está se preparando há muito tempo e todos estão em êxtase desde o anúncio de nossa seleção, no começo de janeiro.”

O JUBs é o ápice a que um atleta universitário consegue chegar em nível nacional. “Essa é a terceira vez que estamos participando e a primeira vez com o futebol de campo. É uma oportunidade única na vida de cada um de nós”, explica Gabriel.

Eduardo Cabral, técnico do time, e também estudante de Educação Física da UFSJ, diz que a equipe está confiante, por todo o preparo que tiveram em São João del-Rei, voltando aos treinos antes mesmo de as aulas começarem. “Estamos vendo que o nível da competição é realmente muito alto, mas mesmo assim temos a confiança dos meninos e a qualidade do elenco.”

A tática é jogar com humildade, sempre, respeitando o adversário, pois o time reconhece a qualidade de todas as equipes que estão no JUB’s. Como declara o estudante-atleta Matheus Fernandes, um dos reestruturadores do futebol de campo na UFSJ, desde 2022 na Brutus: “Só temos a agradecer, chegar lá e fazer um ótimo campeonato.”

Para chegar em Recife, o time da UFSJ contou com a ajuda de patrocinadores, da Universidade, da própria Atlética e da Federação Universitária Mineira de Esportes (FUME), além de uma bem-sucedida vaquinha virtual.

Onde assistir
As disputas dos Jogos Universitários Brasileiros (JUBs) também estão sendo transmitidas, ao vivo, pelo canal da CBDU no YouTube, pela Claro TV (566) e pelo NSports na SKY+. Ontem, no Gramadão Bueirão, o time da UFSJ empatou em 2X2 com a equipe da UnB. Na manhã desta terça, 2, o confronto, em gramado sintético, é com a UniEvangélica, de Goiás, que na estreia goleou a Federal de Pernambuco por 14X0, o segundo maior placar da competição até agora. As finais estão previstas para o sábado, 6.

Texto e edição de imagem: Gabriella Canuto (ASREC)
Com informações da FUME (https://comunicafume.com)