Suplementação anunciada pelo MEC ainda é insuficiente para recomposição do orçamento das federais

Publicada em 08/03/2024

A suplementação de R$ 250 milhões de reais para as universidades federais, anunciada ontem pelo MEC, não atende às reais necessidades das instituições. Segundo a presidente da Andifes, a Associação Nacional de Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior, reitora Márcia Moura, da UnB, são necessários, na verdade, R$ 2 bilhões e 500 milhões, ou seja, 90% a mais, para que os recursos voltem ao patamar do praticado em 2017, considerando-se a correção pelo IPCA acumulado no período.

Para a UFSJ, que conta um déficit projetado para este ano de R$ 21 milhões, a expectativa é a de que sejam repassados R$ 2 milhões 500 mil, recursos que não condizem com as reais necessidades da instituição. Entretanto, o reitor Marcelo Andrade garantiu que a luta em busca dos recursos vai continuar. “Juntamente com a Andifes e parlamentares federais, vamos continuar negociando com o Governo Federal e com o Congresso, apesar das perspectivas não serem boas. Mas não desistiremos. Mesmo com essa suplementação, estamos longe do necessário”, observou.

Embora o anúncio da liberação dos recursos tenha sido feito na quinta, 7, as universidades ainda não sabem quando os recursos serão repassados. “No momento, o que temos são os recursos aprovados para o nosso orçamento e a esperança de que essa suplementação seja repassada o mais rápido possível. Nós continuamos a fazer o dever de casa, reavaliando nosso próprio orçamento, adequando-o às nossas necessidades. Nós sabemos que o momento é difícil, mas precisamos contar com o apoio da comunidade universitária para ultrapassar esse desafio”, destacou.

Texto: Luciene Tófoli
Assessora de Relações Institucionais e Corporativas