Andifes busca recomposição orçamentária para universidades federais

Publicada em 06/03/2024

A Diretoria da Andifes se reuniu com a ministra da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos, Esther Dweck, para dialogar sobre pautas importantes para as dificuldades das universidades federais, como orçamento e demandas de pessoal. O encontro foi realizado na sede do Ministério, em Brasília, na tarde desta terça, 5.

Desde o início do ano, a Andifes vem dialogando com vários ministérios e com o Congresso Nacional sobre a necessidade de recomposição orçamentária na ordem de R$ 2,5 bilhões para 2024.

A presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), reafirmou a urgência da recomposição dos recursos destinados ao financiamento das universidades federais e destacou que a Lei Orçamentária Anual (LOA) é insuficiente para este ano. “Precisamos de uma sinalização de recuperação”, afirmou a presidente da Andifes.

Além da necessidade da recomposição orçamentária, a Diretoria da Andifes conversou com a ministra Esther sobre a importância da reestruturação da carreira dos servidores públicos das universidades federais.

A audiência teve a participação dos vice-presidentes da Andifes, reitora Lucia Campos Pellanda (UFCSPA) e reitor Sylvio Mário Puga Ferreira (UFAM), da coordenadora do Fórum Nacional de Pró-reitores de Gestão de Pessoas (FORGEPE), Mirian Dantas (UFRN), da secretária-executiva da entidade, Lívia Leite, a assessora especial do MGI, Luana Passos, o assessor Bráulio Cerqueira, o chefe da assessoria especial de assuntos parlamentares e federativos André Bucar e o assessor especial, Roberto Martins.

Foto: Adalberto Marques/MGI
Fonte: Andifes