Nota de esclarecimento da Reitoria

Publicada em 06/03/2024

Prezada Comunidade Universitária,

Sensível aos diversos pedidos e dúvidas que têm chegado à Reitoria, e também no intuito de evitar mal-entendidos e interpretações equivocadas que circulam entre nossa comunidade interna (e até mesmo externa), vimos tranquilizar docentes, técnicos, discentes e colaboradores terceirizados quanto aos seguintes aspectos:

1. A atual gestão sempre primou, e continuará primando, pelo diálogo em todas as esferas, instâncias e decisões que possam afetar a nossa Universidade. Nesses quase quatro anos, tivemos, sempre, uma postura de escuta e respeito às mais diversas opiniões, procurando mediar com sensatez os mais diversos desafios;

2. Diante disso, queremos esclarecer que a proposta apresentada de nova estrutura das secretarias integradas, que envolvem as coordenadorias dos cursos de graduação e os departamentos será revista mediante amplo debate com os diversos segmentos da UFSJ pelos próximos 60 dias até que, em conjunto, possamos chegar a um consenso sem que haja prejuízo para o funcionamento das mesmas;

3. Infelizmente, e devido à diminuição no orçamento da UFSJ para o ano de 2024, conforme foi estabelecido pelo Congresso Nacional, em votação no dia 22 de dezembro de 2023, entre as medidas a serem tomadas, a gestão terá que reduzir o número de postos de trabalho de colaboradores terceirizados, cuidando, entretanto, para que se tenha o menor impacto possível, não só para o funcionamento da Universidade, mas também para a nossa comunidade;

4. Tal providência, que muito nos entristece, é primordial, uma vez que, sem ela, os recursos da UFSJ não serão suficientes para cumprirmos o calendário deste ano, resultando num colapso das atividades em todos os setores a partir do início do segundo semestre de 2024;

5. Ressaltamos que, apenas posteriormente, cientes da maneira que ocorreram as contratações da atual empresa responsável pela limpeza e o não aproveitamento de colaboradoras que tanto contribuíram para a UFSJ, informamos que iremos notificar para que essa postura não se repita em qualquer empresa que seja contratada pela UFSJ;


Isso posto, a Reitoria da UFSJ reitera sua consternação diante das dificuldades pelas quais estamos passando em virtude do orçamento insuficiente e se coloca à disposição, nesse momento, para esclarecer as dúvidas que possam surgir e para encontrar os caminhos que nos levem, a todos, à melhor solução para nossos problemas.



São João del-Rei, 6 de março de 2024.
Reitoria da UFSJ