Periódico internacional de alto impacto traz artigo de professor da UFSJ

Publicada em 04/03/2024

Leonardo Henrique França de Lima, professor do Departamento de Ciências Exatas e Biológicas, Campus Sete Lagoas (DECEB-CSL) e coordenador do Laboratório de Modelagem Molecular e Bioinformática (LAMMB), publicou o artigo N6-methyladenosine in 5’UTR does not promote translation initiation (em português: N6-metiladenosina na região 5’UTR não promove iniciação da tradução), no renomado periódico Molecular Cell, cujo fator de impacto, ou seja, a métrica que qualifica as publicações científicas com base nas citações que ela recebe, é de 19.88.

O trabalho foi desenvolvido em conjunto com os pesquisadores Yaser Hashem (INSERM, França), Zoya Ignatova (Universidade de Hamburgo, Alemanha), Bojan Zagrovic (Universidade de Viena, Áustria) e Joseph Puglisi (Universidade Stanford, EUA).

Em linhas gerais, o artigo trata da função dos ribossomos nas células, mais especificamente a forma como são ativados. Os ribossomos são aglomerados de moléculas de RNA e proteínas, sendo eles os responsáveis pela síntese de todas as proteínas que constituem um organismo a partir da leitura da informação genética contida em uma molécula de RNA mensageiro. Esse processo é denominado “tradução gênica”.

São essas proteínas sintetizadas pelos ribossomos que regem todas as diversas funções que caracterizam os seres vivos, podendo as mesmas sofrerem diferentes tipos de ativação e modificações. “Doenças como câncer, Alzheimer e outras patologias são resultados de proteínas, às vezes, com defeitos de fabricação”, explica Leonardo.

Percurso
O trabalho se debruça sobre um tipo específico de modificação no processo de tradução gênica, a adição de uma única N6-metiladenosina à região do RNA mensageiro conhecida como 5’UTR. Segundo a literatura, essa única modificação seria a responsável por uma grande ativação do processo de leitura pelos ribossomos e síntese de proteínas, estando associada a diversos processos fisiológicos e doenças.

“O que notamos em nosso estudo é que, diferentemente do que a literatura sobre o tema vem afirmando, essa modificação em isolado tem uma importância menor do que o esperado na síntese de proteínas pelos ribossomos, sendo provavelmente necessárias outras modificações adicionais para sua ativação. Isso só foi possível descobrir graças à extensa integração e colaboração de equipes multidisciplinares e multi-institucionais que compuseram o estudo ”, afirma o pesquisador.

“Quando nós entendemos, parte por parte, os processos que ativam os ribossomos, ou seja, o que desencadeia a síntese de proteínas, conseguimos entender melhor os mecanismos de uma série de doenças, o que viabiliza, por exemplo, a criação de novos medicamentos”, destaca. “O produto final desse tipo de pesquisa é sempre a busca por novas moléculas e novas possibilidades de tratamento.”

Além da importância do artigo para a comunidade científica, publicado em um periódico bem conceituado, o professor Leonardo ressalta que a parceria constituída com os pesquisadores internacionais que também assinam o estudo é de fundamental importância para a UFSJ. “É um atestado de internacionalização da nossa pesquisa, que mostra a qualidade que alcançamos em nosso trabalho. Para nós, é um marco de reconhecimento.”

A parceria com o grupo internacional irá continuar, com o desenvolvimento de mais frentes de pesquisa sobre a síntese de proteínas, garantindo a troca entre a UFSJ e outras instituições, além da captação de mais recursos para os estudos propostos. O professor Leonardo Henrique lembra também que alunos de graduação, de pós-graduação e pós-doutorandos, que tenham interesse em se debruçar sobre estas e outras questões fundamentais em Biologia e Biotecnologia, por meio da Bioinformática e da Biologia Estrutural, podem fazer contato pelo e-mail leofrancalima@ufsj.edu.br.

Texto e imagem: Gabriella Canuto
Estagiária ASREC