Reitoria recebe sindicatos para falar sobre cortes orçamentários

Publicada em 24/02/2024

Na manhã da sexta, 23, a Reitoria da UFSJ recebeu representantes da ADUFSJ – Seção Sindical dos Docentes da UFSJ (foto), para apresentar a situação orçamentária das universidades neste ano, face ao repasse de recursos aprovados na Lei Orçamentária Anual (LOA 2024).

Como já noticiado, a LOA reduziu o orçamento de custeio da UFSJ, aquele usado para cumprir todas as despesas no ano. Esse déficit atinge o pagamento de água, luz, contratos de terceirizados da limpeza, da vigilância, da manutenção, do administrativo, e também bolsas e assistência estudantil.

A Andifes (Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior) vem trabalhando, desde o ano passado, em busca da recomposição orçamentária das federais. Na última quinta, 22, sua Diretoria Executiva se reuniu com a ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, para tratar da necessidade de recomposição orçamentária das universidades ainda neste ano. A presidente da Andifes, reitora Márcia Abrahão Moura (UnB), destacou a urgência da recomposição dos R$ 2,5 bilhões sobre o valor previsto para 2024, reafirmando a centralidade do papel das universidades federais na formação profissional qualificada e na produção de conhecimento. Simone Tebet se mostrou disposta a ouvir todas as solicitações da Andifes e contribuir para encaminhar o pleito junto ao Ministério da Educação.

Em Brasília para a 165ª Reunião Extraordinária do Conselho Pleno da Andifes, onde cumpriu extensa agenda de compromissos, o reitor Marcelo Andrade foi recebido, na quarta, 21, junto com dirigentes do Fórum das Instituições Públicas de Ensino Superior do Estado de Minas Gerais (FORIPES), pelo senador Rodrigo Pacheco, presidente do Senado.

Reitores e reitoras se posicionaram frente à escassez de recursos. O reitor Marcelo expôs a situação do orçamento da UFSJ e informou a redução dos contratos que serão feitos por causa da restrição orçamentária que a LOA provocou. O senador se mostrou receptivo a buscar saídas para o déficit orçamentário e o número insuficiente de técnicos administrativos das universidades federais. “Reafirmo meu compromisso de apoio à educação de qualidade, pois esse é o caminho para um país próspero e inclusivo”, destacou. Mas, até o momento, as instituições federais de ensino superior não têm perspectiva de suplementação orçamentária.

SINDS-UFSJ
A Diretoria do SINDS-UFSJ se reuniu com o reitor no dia 7 de fevereiro, para tratar de assuntos de interesse da categoria, quando foram informados a respeito da insuficiência do orçamento para o cumprimento dos compromissos financeiros da UFSJ neste ano. Em reunião plenária realizada na última segunda, 19, com a participação da Reitoria, a restrição orçamentária voltou a ser discutida com os técnicos administrativos.