"Pintar a universidade de povo": conheça os aprovados do Cursinho Popular Edson Luís

Publicada em 15/02/2024

Com a divulgação do resultado da chamada regular do SISU deste ano, o Cursinho Popular Edson Luís (CPEL) pode, mais uma vez, celebrar a conquista de seus jovens educandos recém-aprovados na UFSJ. Ao todo, sete educandos da turma de 2023 ingressaram no ensino superior público, nos cursos de Letras, Letras – Língua Inglesa, Química, Engenharia Mecânica, Ciências da Computação e Artes Aplicadas.

Para a aluna Isabela Faria, agora caloura do curso de Letras, sua aprovação “é a resposta de todo carinho, aprendizado e segurança que o CPEL me proporcionou.” Rafael Giarola, aprovado na Engenharia Mecânica, gosta de destacar que, no Cursinho, “não fui ensinado apenas a fazer a prova do ENEM, mas recebi aprendizados para a vida toda.”

Esses resultados mostram a potência do trabalho realizado pelos bolsistas e voluntários desse programa de extensão da UFSJ, coordenado pela professora Bruna Sola, do Departamento de Ciências da Educação (DECED). A iniciativa completou sua primeira década de atuação em 2023. “Nosso objetivo é promover o acesso dos filhos da classe trabalhadora ao ensino superior público, gratuito e de qualidade”, afirmam os extensionistas. Foi, para toda a coletividade do CPEL, um ano de muita luta e dedicação para que esse importante resultado fosse alcançado, avaliam em conjunto.

“Um número expressivo de aprovados logo na primeira chamada mostra o fruto de muito trabalho dos educadores. Mostra que, quando os jovens têm acesso a uma educação popular, os resultados são transformadores”, explica Joyce Garcia Leão, integrante do CPEL. “Ver filhas e filhos de trabalhadores ingressando em uma instituição pública de ensino superior é o que faz o CPEL existir e continuar crescendo. Estamos com muitas expectativas para este 2024!”, avalia.

Matrículas abertas
Estão abertas, até 4 de maio, as inscrições para novos alunos da turma de 2024, primeiro semestre. São 40 vagas voltadas a alunos de escolas públicas ou bolsistas em instituições particulares, com prioridade àqueles que concluirão o ensino médio neste ano, e ex-educandos que queiram retomar os estudos. As aulas, presenciais, começam dia 11 de abril, de segunda à sexta, de 19h às 22h15, no Campus Dom Bosco. O resultado dessa seleção sai em 7 de março, no Instagram. Todos os detalhes do edital aqui.

#Um dos aprovados solicitou que sua imagem não fosse divulgada.
Texto: Gabriella Canuto
Imagem: Luísa de Lucena