Quer fazer parte do doutorado no exterior? Inscreva-se de 4 de março a 2 de abril

Publicada em 15/02/2024

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (PROPE) e a Assessoria para Assuntos Internacionais (ASSIN) da UFSJ, por meio de recursos de projeto aprovado na Chamada Fapemig Nº 009/2023Fomento à Internacionalização das ICT-MGs, publicaram o Edital Nº 01/2024Seleção de Candidatos a Bolsas de Doutorado Sanduíche, que você pode ler aqui.

No momento da inscrição, o candidato deve estar obrigatoriamente matriculado em curso de pós nesse nível, que tenha conquistado nota igual ou superior a 4 na última Avaliação Quadrienal da Capes (2017-2020). O identificador ORCiD (Open Researcher and Contributor ID) também é um dos requisitos, entre outros.

As pós elegíveis a essa seleção que possuem cota são: Programa de Pós-Graduação em Bioengenharia, Programa de Pós-Graduação em Física e Química de Materiais, Programa de Pós-Graduação em Biotecnologia, Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Bioquímica e Biologia Molecular e Programa de Pós-Graduação Multicêntrico em Química de Minas Gerais.

O processo seletivo se dará em duas etapas, no mês de abril. A primeira, de 3 a 12, realizada pelo Colegiado ou por Comissão de Seleção constituída por três docentes do programa de pós da UFSJ contemplado com a bolsa. A PROPE cuidará da segunda etapa, marcada para o dia 22, destinando as bolsas para os primeiros lugares de cada lista classificatória. O resultado final está previsto para 26 de abril.

Para os coordenadores da proposta, André Baldoni (PROPE) e Liliane Sade (ASSIN), “os bolsistas selecionados por meio deste edital vão fortalecer as redes e parcerias internacionais, a cultura institucional de internacionalização, a formação de recursos humanos qualificados para atuar em diversas áreas em nosso país, além de incrementar a pós-graduação e a pesquisa institucional.” A iniciativa, destacam, faz parte de um processo histórico da UFSJ, de consolidar a internacionalização dos programas de pós, a fim de estimular a qualidade da formação de nossos doutores.”

 

Gabriela Canuto
Estagiária ASREC